13/02/2018 0 comentários Sistemas de prevenção de incêndio, Casa de bombas

Instalação de Bomba de Incêndio

Ao projetar, construir e finalizar uma imóvel seja ele de qual tamanho e finalidade for, há inúmeras questões que devem ser avaliadas e entre elas, as adequações às normas de segurança.

Dentre as diversas medidas de segurança de uma edificação seja empresarial ou industrial, a instalação de bomba de incêndio e todo o sistema contra esse tipo de acidente é indispensável.

Afinal, o que são bombas de incêndio?

Item imprescindível para o combate a incêndios em edificações, a bomba de incêndio é um equipamento que bombeia água com grande vazão para alimentar os sistemas de combate aos incêndios.

De acordo com o projeto de instalação de bomba de incêndio, sabe-se o tipo de bomba, sua capacidade e se é trifásica, monofásica, entre outras características.

Assim como todas as especificações de um projeto de segurança e prevenção de um imóvel, a instalação de bomba de incêndio deve estar de acordo com as normas que a regulamenta.

Cuidados na instalação de bomba de incêndio

Se for uma opção elétrica, esta deve ter a alimentação de energia independente do restante, para que funcione separadamente e claro, para que o sistema que está em curto ou em incêndio seja desligado, pois se um bombeiro ou brigadista usar a água sem realizar a desenergização de todo o sistema serão eletrocutados, visto que a água conduz energia elétrica.

Para uso e instalação de bomba de incêndio, devem-se ter alguns cuidados, como:

  • Iluminação de emergência no local que abriga a bomba e o painel de controle;
  • Tubulações de rede elétrica que alimentam a bomba devem estar em locais protegidos que não podem ser avariados em acidentes ou no próprio incêndio;
  • A casa de bombas de incêndio também deve estar em local abrigado e protegido.

Além dos cuidados acima citados, é imprescindível a manutenção periódica após a instalação de bomba de incêndio, que serão vistoriados:

  • Semanalmente: deve ter inspeção visual, teste de partida automática drenando a rede até a pressão diminuir o suficiente para a bomba ligar automaticamente, teste do motor e bomba;
  • Mensalmente: verificação de todos os itens;
  • Anualmente: teste de desempenho da bomba e a medida de vazão de água no hidrante, teste de funcionamento dos painéis de controle e alarme e controle de desempenho de bombas que estão ligadas aos sprinklers.

Para realizar a instalação de bomba de incêndio é importante a contratação de uma empresa especializada e credenciada no CREA, como a Hidrantes Paraná.

Com experiência no mercado de instalação de bomba de incêndio e manutenção de sistemas elétricos e sistemas de prevenção de incêndios, a Total Elétrica garante serviços com segurança, praticada por equipe experiente e qualificada.

Fale Conosco

Para saber mais sobre Instalação de Bomba de Incêndio ligue para (41) 3403-1950 ou envie um e-mail para contato@hidrantesparana.com.br.

Faça o seu comentário.

* Campo obrigatório

Comentários (0)